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Capa do Ebook entitulado como Acessibilidade em Documentos Digitais, Microsoft Word. Acima à esquerda o logotipo da empresa Interacessibilidade, Espiral aberto com diversas cores. Abaixo elaborado por: Fabiane Cattai.

Apresentação

Este ebook faz parte do conteúdo do Programa “M C A D – Mindset Construtivo em Acessibilidade Digital” da Interacessibilidade. O Programa M C A D da Interacessibilidade, tem como objetivo apresentar soluções, através de treinamentos e capacitações de profissionais interessados no desenvolvimento de habilidades na criação de conteúdos digitais com experiências acessíveis a mais pessoas, ampliando a Empatia na Tecnologia.

Neste módulo é apresentado o tema “Documentos Acessíveis” com o enfoque no aplicativo Microsoft Word, porém as informações apresentadas podem auxiliar na criação de textos em outras aplicações.

Para que a maioria das pessoas possam acessar efetivamente os conteúdos digitais nos softwares editores de textos, é recomendável a aplicação de algumas formatações na criação de conteúdos digitais. Neste ebook são citadas as principais recomendações das Diretrizes da Acessibilidade Digital da Web com enfoque em documentos digitais, segundo o W C A G 2.1 do W3C, a fim de torná-los acessíveis para pessoas que possuem limitações sejam físicas, sensoriais e/ou cognitivas e necessitam utilizar tecnologias assistivas (BRASIL, 2015) nos diversos recursos digitais.

Para construir o M C A D, é necessário conhecer o público que se beneficiará das práticas em acessibilidade digital. Para ampliar os conhecimentos sugere-se assistir as aulas fornecidas pela Interacessibilidade através do link: Empatia na Tecnologia.

No Diagrama 1 segue ilustração contendo os públicos para ampliarmos o Mindset Construtivo em Acessibilidade Digital:

Diagrama tipo Mapa Mental intitulado como "M C A D Empatia na Tecnologia"; o mapa mental tem o título ao centro e seis setas onduladas nas cores pretas em sentido contrário em volta do círculo. Na frente das setas apresenta os textos: Limitações Visuais; Limitações Físicas; Limitações auditivas; Surdocegueira; Limitações Intelectuais; Neurodivergentes; Idosos e Limitações Múltiplas. Há diversas figuras estilizadas no entorno do mapa mental. E no topo ao centro o logotipo da empresa Interacessibilidade.

Diagrama 1: Público M C A D – Empatia na Tecnologia. Fonte: Autoria própria, 2022

 

  • Pessoas com limitações visuais;

  • Pessoas com limitações físicas;

  • Pessoas com limitações auditivas;

  • Pessoas surdocegas;

  • Pessoas com limitações intelectuais;

  • Pessoas neurodivergentes;

  • Idosos;

  • Pessoas com limitações múltiplas.

 

 

  • Fontes | Estilos de Fonte

 

Para a escolha da fonte usada no documento digital, recomenda-se optar por fontes Sans-Serif. As fontes Sans-Serif são aquelas sem as pequenas “serifs” – os enfeites na parte superior e inferior das letras, por isso “sans” em seu nome. As fontes com serifas podem dificultar a leitura já que dão a impressão de estarem unidas devido aos prolongamentos nos fins das hastes das letras (WEBAIM, 2020). Segue Figura 1 com ilustração de fontes com serifas e sem serifas e na Figura 2 alguns exemplos de tipos de fontes:

Exemplo de texto com e sem serifa. Contem duas palavras a primeira: "Fonte com Serif" com um círculo vermelho na letra S - indicando a existência da serifa - enfeites na parte superior e inferior da letra S. E a segunda palavra "Fonte Sans-Serif" com um círculo vermelho na letra S - indicando a não existência de serifa - a letra S esta arredondada.

Figura 1: Fontes com serifas e sem serifas. Fonte: Autoria própria, 2022

Tabela contendo a primeira coluna com exemplos de fontes acessíveis (Sem serifa - Verdana, Tahoma, Segoe UI, Opens Sans), já a segunda exemplos de fontes com serifa (Com serifa – Times New Roman, Book Antiqua, Cambria, Georgia).

Figura 2: Exemplos de tipos de fontes sem e com serifa. Autoria própria, 2022

Recomenda-se evitar o uso de fontes muito elaboradas, decoradas e cursivas, que podem confundir quem possui baixa visão e dificultar a leitura de pessoas com dificuldades de aprendizagem como a dislexia, além do uso excessivo de estilos de fonte como: itálico, negrito, CAIXA ALTA - todas as letras em maiúsculas (WEBAIM, 2020). Segue Figura 3 com exemplos de estilos de fontes que podem ser usados com moderação:

Tabela contendo uma coluna com o cabeçalho "Usar com moderação", abaixo os textos: texto todo em itálico, texto todo maiúsculo, Fonte cursiva e  fonte decorada.

Figura 3: Exemplos de estilos de fontes a serem usados com moderação. Autoria própria, 2022

Para a escolha de fontes acessíveis em conteúdos digitais, é importante analisar os seguintes itens (PERES, 2020):

  • As similaridades das letras “L” (maiúsculo), “i” (minúsculo) e o “1” (número um) para que o leitor não confunda na leitura;

  • Verificar se as letras “b” e “d”, “p” e “q”, são distintas;

  • Verificar se as letras “g”, “a” e “o” são distintas;

  • Se a união das letras “r” e “n” não se confundi com a letra “m”;

  • As letras “C” e “O” e as letras “e” e “o”, em fonte Arial, são bem próximas e podem confundir o leitor, caso escolha essa fonte, utilize espaçamento entre os caracteres. E no tipo de fonte Opens Sans, por exemplo, tem a abertura mais larga e diferenças mais distintas (WEBAIM, 2020);

  • Evite o uso do sublinhado em textos que não sejam links;

  • Evite texto que se mova ou pisca (PAGANI, 2022).

 

Dicas sobre legibilidade do texto:

  • Opte por usar fontes simples;

  • Não há tipo de letra melhor, formatos simples são analisados com rapidez e com atenção por nosso cérebro;

  • Não use diversos tipos de fontes no documento digital. Toda vez que a pessoa faz a leitura do conteúdo e encontrar vários tipos de fontes, a mente constrói modelos de caracteres e padrões para posteriormente analisá-los com rapidez as palavras para processar os significados. Isso vai exigir esforço cognitivo, tempo e para algumas pessoas podem ser motivos para desistirem da leitura (WPT, 2022).

 

2.   Tamanho da fonte | Espaçamento entre os caracteres

 

Evite tamanhos pequenos de fonte, pois o tamanho do texto tem impacto significativo na legibilidade. O tamanho escolhido para a fonte influencia no número de caracteres digitado por linha, ou seja, no comprimento da linha. Recomenda-se no máximo 80 caracteres por linha. Opte por tamanhos de 12pt ou superior em textos principais e 14pt ou superior em títulos e subtítulos. Fontes e espaçamento entre os caracteres adequados melhoram a legibilidade por terem maior separação e clareza entre as letras. Quando ambas estão muito próximas umas das outras, pode ocorrer confusão (W C A G 2.1, 2018).

Recomenda-se o uso de espaçamento entre caracteres de 12% do tamanho da fonte (12% * Tamanho da fonte utilizada). Essa formatação facilita a leitura para pessoas com baixa visão e com dificuldades de aprendizagem, além de ser leitura confortável para qualquer leitor. Importante observar, se a fonte escolhida já possui espaçamento “natural”, pode-se ter espaçamento entre os caracteres reduzidos ou o não uso desta formatação (W C A G 2.1, 2018).

Encontra-se este recurso no Microsoft Word na janela “Fonte” na guia “Avançado”, escolha a opção “Expandido” no campo “Espaçamento” e defina no campo “Por” o tamanho do espaçamento, conforme Figura 4:

Print de tela da janela Fonte contem elipse com borda vermelha destacando campo espaçamento: expandido, por(0,5pt). Este valor é calculadora o tamanho da fonte vezes 12%. Mas depende do tipo da letra.

Figura 4: Janela Fonte, seção Avançado – Espaçamento entre caracteres. Fonte: Microsoft Word 365, 2022.

 

3.   Parágrafos com espaçamento entre linhas

 

Recomenda-se o uso de espaçamento entre as linhas nos parágrafos do texto de no mínimo 1,5 linha. Essa formatação facilita a leitura para pessoas com baixa visão e para quem tem dificuldades de aprendizagem (W C A G 2.1, 2018).

Encontra-se este recurso no Microsoft Word na janela “Parágrafo” na guia “Recuos e Espaçamento”, escolha a opção desejada no campo “Espaçamento entre linhas”, conforme Figura 5:

Print de tela da janela Parágrafo, contem elipse com borda vermelha destacando o campo espaçamento entre linhas (1,5 linhas).

Figura 5: Janela Parágrafo, seção Recuos e espaçamento – Espaçamento entre linhas. Fonte: Microsoft Word 365, 2022.

 

4.   Evitar alinhamento Justificado

 

Evita-se o uso do alinhamento justificado no texto. Essa formatação pode dificultar a leitura para algumas pessoas, como por exemplo os disléxicos, devido aos espaços excessivos entre os caracteres (W C A G 2.1, 2018), conforme segue na Figura 6, com a localização deste recurso que deve ser evitado:

Print de tela inicial do Word do menu Página Inicial, contem elipse com borda vermelha e figura de um X vermelho, destacando o botão Justificado.

Figura 6: Tela botão alinhamento Justificado. Fonte: Microsoft Word 365, 2022.

 

Para explicar de forma ilustrativa, no exemplo da Figura 7, o texto dispõe de duas formatações de alinhamentos, primeiro o justificado, desta forma não está acessível, pois os espaços indicados por círculos com contorno tracejado em vermelho, dificultará a leitura. O segundo alinhado à esquerda, tornando a leitura mais acessível.

Figura com 2 colunas, a esquerda exemplo de texto formatado como Justificado, com o título: "Alinhamento Justificado" e texto abaixo: Focar na pessoa, em suas relações e potencialidades, objetivando as quebras de barreiras digitais com soluções técnicas através de conhecimentos de tecnologias assistivas para tornar os meios digitais existentes acessíveis a maioria das pessoas". Contém 7 círculos entre os espaços das palavras. Indicando espaços que prejudica a leitura. E a direita exemplo de texto alinhado à esquerda, desta forma não prejudica a leitura: Contem o título: "Alinhamento à esquerda, abaixo o texto: Focar na pessoa, em suas relações e potencialidades, objetivando as quebras de barreiras digitais com soluções técnicas através de conhecimentos de tecnologias assistivas para tornar os meios digitais existentes acessíveis a maioria das pessoas."

Figura 7: Exemplo de texto com alinhamento justificado e à esquerda. Fonte: Própria da Autora, 2022.

 

5.   Formatar títulos e subtítulos como Estilos

 

Recomenda-se o uso dos Estilos para formatar os títulos e subtítulos ao invés de simplesmente modificar a formatação da fonte.

Os estilos de título permitem que as pessoas que usam leitores de telas, naveguem com facilidade pelo documento. O leitor de tela oferece o recurso de navegação através dos títulos e subtítulos do documento. Além disso, pessoas cegas, não têm como perceber visualmente a hierarquia dos tópicos dentro de um texto. No entanto, se um título foi formatado com o estilo Título 1, por exemplo, quando o leitor de tela percorrer por ele, informará que trata-se de um título de nível 1, facilitando o entendimento da estrutura do texto.

Encontra-se este recurso na opção de menu “Página Inicial” em “Estilos”, conforme Figura 8:

Print de tela inicial do Word do menu Página Inicial, contem elipse com borda vermelha, destacando botão de expansão dos estilos e a opção Criar um Estilo.

Figura 8: Tela com os Estilos. Fonte: Microsoft Word 365, 2022.

 

Sugere-se a criação de um estilo acessível, pois o Microsoft Word salva a formatação num estilo específico, basta selecionar o texto formatado e acessível e clicar na opção “Criar um Estilo”.

 

6.   Utilizar Sumário

 

Recomenda-se o uso do sumário nos trabalhos que contém títulos e subtítulos para a organização e navegação por temas. Este recurso facilitará não apenas usuários leitores de tela, mas também facilitará encontrar capítulo específico rapidamente.

Encontra-se este recurso no menu “Referências”, no botão “Sumário”, conforme Figura 9:

Print de tela inicial do Word do menu Referências, contem elipse com borda vermelha, destacando o botão Sumário.

Figura 9: Tela Sumário. Fonte: Microsoft Word 365, 2022.

 

 

7.   Evitar o uso de Caixa de Texto

 

Os leitores de tela ignoram a caixa de texto inserida em editores de texto como no Microsoft Word, sendo assim, não fazem a leitura do conteúdo digitado, por isso evita-se o uso desta ferramenta, indicada na Figura 10 no menu “Inserir” e botão “Formas”:

Print de tela inicial do Word do menu Inserir, contem elipse com borda vermelha e figura de um X vermelho, destacando o subitem Caixa de Texto do botão Formas.

Figura 10: Tela Caixa de texto não acessível. Fonte: Microsoft Word 365, 2022.

 

As caixas de textos serão lidas pelos leitores de tela, somente em documentos digitais convertidos em PDF’s.

Uma alternativa em utilizar este recurso no Microsoft Word é utilizar Bordas ao parágrafo ou Bordas ao texto.

Encontra-se este recurso no menu “Página Inicial” no botão “Bordas” e escolher a opção “Bordas e Sombreamento”, na janela “Bordas” escolher a opção “Caixa” e no campo “Aplicar” escolha ao “Parágrafo” ou ao “Texto”, conforme Figura 11 e Figura 12:

Print de tela inicial do Word do menu Página Inicial, contem elipse com borda vermelha e figura de um X vermelho, destacando o subitem Bordas e Sombreamento do botão Bordas.

Figura 11: Tela Bordas e Sombreamento. Fonte: Microsoft Word 365, 2022.

Print de tela da janela Bordas e Sombreamento, contem elipses com bordas vermelhas, destacando na guia Bordas na seção Definição o item Caixa e na seção Visualização o campo Aplicar - Parágrafo.

Figura 12: Janela Bordas e Sombreamento – seção Bordas – Aplicação ao Parágrafo ou ao Texto. Fonte: Microsoft Word 365, 2022.

 

8.   Utilizar teclas de atalho (CTRL + Enter) para iniciar nova página

 

Para iniciar uma nova página, o recomendado é pressionar o atalho <Ctrl> + <Enter>, ao invés de teclar <Enter> inúmeras vezes. Isso permite que na navegação com leitor de tela possa-se ir direto ao conteúdo da próxima página, sem ter que passar por todas as linhas em branco inseridas quando a tecla Enter é pressionada.

Quando o leitor de tela passa por essas linhas em branco, ele informa “em branco” para cada uma das linhas existentes no documento, tornando a escuta cansativa.

 

9.   Evitar conteúdos importantes no cabeçalho ou rodapé​

 

Leitores de tela não realizam a leitura das seções de cabeçalho e rodapé automaticamente. Notas de rodapé podem ser utilizadas, desde que tenham sido inseridas como notas e não apenas colocando-se um símbolo qualquer, como asteriscos ou pontos.

Encontra-se este recurso no menu “Referências”, no botão “Inserir Nota de Fim”, conforme Figura 13:

Print de tela inicial do Word do menu Referências, contem elipse com borda vermelha, destacando o botão Inserir Nota de Fim.

Figura 13: Tela Inserir Nota de Fim. Fonte: Microsoft Word 365, 2022

 

10.   Evitar o uso de colunas no texto​

 

Evita-se, sempre que possível, dividir o documento em colunas, já que, na navegação utilizando as setas, o leitor de tela passa apenas pela primeira coluna de cada página. Assim, existe uma grande possibilidade do usuário de leitor de tela não ter acesso ao conteúdo da segunda coluna.

Uma alternativa é substituir colunas pelo uso de Tabelas, que pode ser encontrado no menu “Inserir” no botão “Tabelas”, conforme Figura 14. Importante citar que deve-se evitar Mesclar Células, pois os leitores de tela não indica que as células estão nesta formatação.  

Print de tela inicial do Word do menu Inserir, contem elipse com borda vermelha, destacando o botão Tabela.

Figura 14: Tela Inserir Tabela. Fonte: Microsoft Word 365, 2022

 

11.   Formatar listas de marcadores e numeração

 

Recomenda-se o uso da formatação de listas de marcadores e numeração ao invés de digitar os números ou caracteres especiais manualmente, para que os leitores de tela identifique textos que indicam uma lista.

Encontra-se este recurso no menu “Página Inicial” no botão “Marcadores ou Numeração”, conforme Figura 15:

Print de tela inicial do Word do menu Página Inicial, contem elipse com borda vermelha, destacando o botão marcadores e numeração.

Figura 15: Tela Marcadores e Numeração. Fonte: Microsoft Word 365, 2022

 

12.   Descrição de imagens e elementos não textuais​

 

O leitor de tela lê o conteúdo das imagens através do recurso texto alternativo, por isso é importante fazer as descrições das imagens e elementos não textuais no documento digital. Nas versões do Office 365 há o recurso de gerador de textos alternativos automático (uso da inteligência artificial), mas não é eficaz até o momento.

Encontra-se este recurso ao clicar ou selecionar a imagem que receberá a descrição e ir ao menu “Formato da Imagem” no botão “Painel de Texto Alternativo” (Office 365) conforme Figura 16. Digite a descrição da imagem no quadro do “Texto alternativo”.

Print de tela inicial do Word, contem uma figura estilizada de computador e símbolo de cadeirante no início da página, ela está selecionada. Há elipse com borda vermelha, destacando o botão Painel de Texto Alternativo e o campo Texto alternativo.

Figura 16: Tela Figura e Painel de Texto Alternativo. Fonte: Microsoft Word 365, 2022

 

 

13.   Figura alinhada ao texto

 

Para que os leitores de tela façam a leitura da descrição do texto alternativo da figura é necessário que a disposição da figura esteja alinhada com o Texto.

Encontramos este recurso em Formato da imagem – ir em botão “Posição” ou clicar com o botão da direita do mouse em cima da figura – ir em “Quebra de Texto Automática” – escolha “Alinhado com o Texto”, conforme Figura 17.​

Print da tela com figura estilizada de dois homens com uma barra listrada de branco e vermelha na frente do homem que esta na esquerda, indicando uma barreira. Aparece itens de menu em cima da figura, destacando a opção Quebra de Texto Automático seguindo de Alinhado com o Texto.

Figura 17: Tela Figura alinhada ao texto. Fonte: Microsoft Word 365, 2022

 

 

14.   Evitar a utilização da cor como único meio de transmitir informação​

 

A cor e outras características visuais não devem ser o único meio para transmitir uma informação. Pessoas com baixa visão, cegueira ou com daltonismo terão dificuldades de entender o contexto (WCAG 2.1, 2018).

Na Figura 18, no primeiro quadro foi utilizada apenas cor para informar a respeito dos alunos aprovados (cor verde) e reprovados (cor vermelha). Já no segundo, a informação aparece também em forma textual, acessível para as pessoas que não podem enxergar ou perceber a cor apresentada.

Tabela contem duas colunas: O conteúdo da primeira coluna estão com cores vermelha e verde, mas não estão descritas se os alunos aprovaram ou reprovados. Já na segunda é descriminado essa condição.​Os itens da primeira coluna são: Cabeçalho - Resultado Avaliação abaixo Thaís na cor vermelha; Pedro na cor verde; Larissa na cor verde; Joaquim na cor vermelha; Verônica na cor verde e na segunda coluna o Cabeçalho Resultado Avaliação abaixo Thaís (reprovada) na cor vermelha; Pedro (aprovado) na cor verde; Larissa (aprovado) na cor verde; Joaquim (reprovado) na cor vermelha; Verônica (aprovado) na cor verde.

Figura 18: Exemplo da utilização da cor como único meio de transmitir informação. Fonte: Autoria própria, 2022

 

 

15.   Contraste e Plano de Fundo​

 

É importante criar um documento que tenha uma boa relação de contraste entre plano de fundo e fonte, já que a percepção de pessoas com baixa visão ou com daltonismo pode ser bastante prejudicada por um contraste inadequado (W C A G 2.1, 2018).

As diretrizes de acessibilidade digital WCAG 2.1, exigem que o texto (e as imagens do texto) forneçam contraste adequado para as pessoas com deficiência visual. O contraste é medido usando uma fórmula que dá uma razão que varia de 1:1 (sem contraste, por exemplo, texto preto em um fundo preto) a 21:1 (contraste máximo, por exemplo, texto preto em um fundo branco). Usando esta fórmula, os requisitos são:

  • 3:1 - contraste mínimo para texto de "grande escala" (18 pt ou 14 pt negrito, ou maior);

  • 4.5:1 - contraste mínimo para texto de tamanho regular;

  • 7:1 - contraste "aprimorado" para texto de tamanho.

Para o cálculo do contraste recomenda-se a utilização do programa Colour Contrast Analyser.

O padrão da web contém fundo branco com texto em preto e essa combinação pode ser rígida e cansativa, principalmente para longas seções de texto. Esse contraste, por exemplo, pode influenciar na legibilidade, por exemplo para pessoas com epilepsia. O mais acessível nestes casos, é testar e verificar o mais confortável para a leitura.

 

16.   Links descreve seus propósitos​

 

Ao inserir um link em um documento digital, procure fornecer-lhe uma descrição em vez de disponibilizar diretamente a URL. A leitura de tela neste caso é demorada e confusa.

Encontramos este recurso selecionando o texto que receberá o Hyperlink, ir ao menu “Inserir”, depois no botão “Link” ou clicando com o botão da direita do mouse em cima do texto e vá em Link – digite a URL no campo Endereço, conforme Figura 19:

Print da tela, contem seleção do texto e opções de menu com elipse com contorno em vermelho destacando o item Link.

Figura 19: Tela Inserir Hyperlink. Fonte: Microsoft Word, 2022

 

Segue exemplos de link acessível e link não acessível:

Acessível

Site da empresa Interacessibilidade

Não Acessível

https://www.w3.org/WAI/fundamentals/accessibility-intro/#important

 

 

17.   Verificador de Acessibilidade do Microsoft Office​

 

A partir do Microsoft Office 2010, é disponibilizado a ferramenta “Accessibility Checker”, que significa verificador de acessibilidade do documento. Através desta ferramenta, é possível verificar se o documento contém problemas de acessibilidade.

Para realizar a verificação de acessibilidade, acesse o menu “Arquivo”, ir à opção “Informações”, depois em “Verificando Problemas” e escolha a opção “Verificar Acessibilidade”, conforme Figura 20:

Print de tela da opção de Verificador de Acessibilidade. Elipse com contorno vermelho destacando o item verificar acessibilidade.

Figura 20: Tela Verificar Acessibilidade. Fonte: Microsoft Word, 2022

 

 

18.   Considerações Finais  

 

Para auxiliar no aprendizado nos avanços das práticas em acessibilidade em documentos digitais, segue mapa mental dos temas abordados neste material:

Diagrama tipo Mapa Mental intitulado como "Acessibilidade Documentos Digitais"; o mapa mental tem o título ao centro e sete setas onduladas na cor cinza em sentido contrário em volta do círculo. Na frente das setas apresenta 7 formas circulares nas cores amarela e laranja. O primeiro contem o título Fonte e 4 ítens são eles:  Tipologia, estilo, tamanho, espaçamento. O segundo contem o título parágrafo e 3 ítens são eles:  espaçamento, alinhamento, quebra de página. O terceiro contem o texto Título e 3 ítens são eles:  hierarquia, estilos automáticos, sumário. O quarto contem o título Evitar e 5 ítens são eles:  caixa de texto, cabeçalho e rodapé, colunas, cor como meio de transmitir informação. O quinto contem o título Contraste e 3 ítens são eles:  Fonte, plano de fundo, figura. O sexto contem o título Fígura e 2 ítens são eles:  descrição de imagem, alinhamento. O sétimo contem o título diversos e 3 ítens são eles:  marcadores e numeração, links, verificador de acessibilidade.

Diagrama 2: Mapa Mental – Acessibilidade Documentos Digitais. Fonte: Autoria própria, 2022

 

E por fim, a Interacessibilidade agradece o interesse do leitor nas práticas em acessibilidade digital, muitas pessoas se beneficiarão com iniciativas inclusivas, possibilitando o aumento da Consciência Inclusiva Digital a maioria das pessoas aumentando a Empatia na Tecnologia de diversos públicos. Até a próxima!

 

 

19.   Referências

 

  • BRASIL. Lei n 13.146, de 6 de junho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015.  Disponível em: Lei 13.146. Acesso em: 27 ago. 2022.

 

  • JAFFE, J. (Ed) About the World Wide Web Consortium. World Wide Web Consortium, 2021. Disponível em: W3C. Acesso: 22 jul. 2022.

 

  • PAGANI, T. Sites inclusivos a pessoas com autismo. Disponível em: GAIA. Acesso em: 29 ago. 2022.

 

  • PERES, S. Produtos digitais inclusivos para pessoas com TDAH, dislexia, discalculia e disortografia: 2020. Disponível em: Horcel. Acesso em: 29 ago. 2022.

 

  • WCAG 2.1. Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web: 2018. Disponível em: WCAG. Acesso em: 29 ago. 2022.

 

  • WEB PARA TODOS. Conheça tipos de letras e fontes acessíveis para usar em seu projeto digital: 2022. Disponível em: WPT. Acesso em: 29 ago. 2022.

 

  • WEBAIM. Typefaces and Fonts: 2020. Disponível em: WebAim. Acesso em: 29 ago. 2022.

 

  • W3C Working Group. Making Content Usable for People with Cognitive and Learning Disabilities, 2021. Disponível em: W3C. Acesso: 20 jul. 2022.

 

  • W3C Interest Group. Digital Publishing and Accessibility in W3C Documents, 2016. Disponível em: W3C. Acesso: 23 set. 2022.

 

Analista em Acessibilidade Digital: Fabiane Cattai

Consultor em acessibilidade digital: Allan Jefferson

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