top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiane Cattai

Acessibilidade digital e educação multicultural

Atualizado: 10 de abr. de 2022


Foto de mulher com síndrome de down, sentada usando o notebook.

Neste artigo abordaremos algumas práticas e reflexões para ampliarmos os conceitos da acessibilidade digital e a educação multicultural.


Acessibilidade, como vimos em artigos anteriores, significa “aproximação”, ou seja quando realizamos as práticas em acessibilidade, no contexto digital por exemplo, temos a oportunidade de aproximar das pessoas, fazendo com que a informação passada chegue a pessoa, eliminando no caminho, as barreiras existentes.


A educação multicultural é uma estratégia para fazer cumprir o multiculturalismo, ou seja, a integração de pessoas no meio, relacionado a raça, língua, cultura, gênero, deficiência, classe social, com o objetivo de conviver em uma sociedade diversificada.


Este tema na teoria é “bonito”, mas convido aos interessados, profissionais na área da educação formal ou corporativa a realizarem na prática!


Mas como faremos essas práticas?


Algumas estratégias para a integração das práticas tecnológicas acessíveis multiculturais podem ser aplicadas, como:


• Leituras de textos e vídeos com conteúdos multiculturais, neste caso citamos materiais que informam como pessoas com diversas limitações sejam físicas, sensoriais, intelectuais e / ou psicológicas usam a tecnologia; culturas de diversos países, como vivem, se tem acesso a tecnologia e como usam os recursos digitais.

• Debates sobre assuntos que possam conhecer as diversas formas de pensar e viver dentro das multiculturas;

• Correspondência com nativos e surdos, possibilitando o aprendizado do uso da Língua Brasileira de Sinais(Libras);

• Pesquisas sobre as temáticas tecnologia-acessibilidade-multicultura em bibliotecas digitais para trabalhar pensamentos críticos dos envolvidos e ampliar os conhecimentos dentro da diversidade humana;

• O uso de aplicativos e internet para aumentar a interações entre as pessoas;

• Entre outros.


Estas foram algumas sugestões sobre como podemos correlacionar a integração tecnológica acessível prática e o incentivo para o desenvolvimento de estratégias da educação multicultural.


Abraços e até breve!


Fabiane Cattai{

Especialista em Acessibilidade Digital

}



Referência:

LAWRENCE A. T. (2010) Encyclopedia of Information Technology Curriculum Integration. IGI Publishing.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page