top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiane Cattai

Benefícios em acessibilizar

Publicado em 5 de outubro de 2021


Foto com diversos símbolos estilizados de pessoas com limitações específicas dispostas em losangona cor cinza.

Continuando sobre a importância em acessibilizar, em específico falaremos sobre a acessibilidade digital. Por que preciso acessibilizar? Por que é importante praticar a acessibilidade digital? Quais serão os benefícios?


Pessoas que possuem determinadas limitações, ficam impossibilitadas em acessar informações no meio digital que são importantes para sua formação profissional / pessoal / social.


Encontramos ainda, diversos aplicativos e softwares com barreiras de acesso. Segundo pesquisas realizadas pela BigDataCorp com o apoio do Movimento Web para Todos(2021), menos de 1% dos sites brasileiros estão acessíveis. Essa realidade é de grande impacto econômico, social, cultural, educacional, na área da saúde sabendo o quanto hoje os meios digitais fazem parte para a contribuição do nosso desenvolvimento como indivíduo.


Lembrando que pessoas com deficiência trabalham e compram pela internet. As empresas que não acessibilizam seus meios digitais, estão perdendo um grande público em potencial em vendas de serviços e produtos em seus negócios.


Pensar em acessibilidade digital significa conceber ambientes, ferramentas e recursos que sigam as premissas do Desenho Universal, ou seja, o melhor para todos. Isso significa ambientes, ferramentas que funcionem da melhor maneira possível para as mais variadas características e habilidades, tanto das pessoas quanto das tecnologias utilizadas.


Seguem alguns benefícios em acessibilizar no digital:

  • Inclusão e responsabilidade social;

  • Melhoria da imagem da empresa ou instituição e fortalecimento da marca;

  • Inovação nos conteúdos, na comunicação, criar equipes colaborativas e empáticas;

  • Melhorar a organização e padronizações dos conteúdos digitais;

  • Diminuição dos custos com manutenção;

  • Crescimento de acessos ao conteúdo digital;

  • Melhoria do desempenho;

  • Aumentar as chances do site ser encontrado ao melhorar a otimização nos mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization);

  • Evitar discriminação e reclamações legais: Art. 63. “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.” (LBI - Lei Brasileira de Inclusão) - Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

Lembrando do que já citamos em artigos anteriores sobre os efeitos em acessibilizar: “Práticas acessíveis incluim”, não incluim somente a pessoa com deficiência mas todos os envolvidos. Então, acha importante acessibilizar? Se sim, podemos começar?


No próximo artigo falaremos sobre como podemos acessibilizar de forma construtiva. Quer saber como?


Fique conosco, escreva suas opiniões e sugestões.


Até a próxima!

Fabiane Cattai{

Especialista em Acessibilidade Digital

}


Referências:

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page