top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiane Cattai

Mindset Construtivo em Acessibilidade(MCA) – A importância das Tecnologias Assistivas

Publicado em 9 de novembro de 2021


Foto de cumprimento de mãos de homem e uma mão saindo do notebook com diversas linhas verdes conectadas envolvendo toda a mão.

Nos artigos anteriores refletimos sobre como desenvolver o MCA - Mindset Construtivo em Acessibilidade. Mas para as práticas em acessibilidade digital aconteça é importante conhecermos as TA - Tecnologias Assistivas.


Tecnologia Assistiva ou ajuda técnica corresponde a produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com limitações sejam física, sensorial, cognitiva e/ou psicológica, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.


A própria tecnologia assistiva se encarrega de ajudar as pessoas com limitações a utilizarem o meio digital da forma que lhes for possível, considerando suas necessidades e aproveitando suas habilidades. Exemplos de recursos de tecnologia assistiva:

  • Leitores de tela para pessoas cegas;

  • Ampliação de tela e alto contraste para pessoas com baixa visão;

  • Mouses e teclados adaptados para pessoas com deficiência física;

  • Tradutores de Língua Portuguesa para Libras para pessoas surdas;

  • Linguagem simples para pessoas com deficiência intelectual;

  • Recursos de foco no texto para pessoas com TDHA e ou dislexia, entre outros.

É importante enfatizar que sem o apoio das tecnologias assistivas muitas pessoas com limitações ficam impossibilitadas de usar diversos recursos existentes na sociedade, por isso a importância de sabermos que a tecnologia assistiva pode apoiar as pessoas que necessitam e dar mais autonomia e independência para as realizações de diversas ações.


“Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”. (RADABAUGH, 1993)


Fabiane Cattai{

Especialista em Acessibilidade Digital

}


Fontes:

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page