Publicado em 9 de novembro de 2021
Nos artigos anteriores refletimos sobre como desenvolver o MCA - Mindset Construtivo em Acessibilidade. Mas para as práticas em acessibilidade digital aconteça é importante conhecermos as TA - Tecnologias Assistivas.
Tecnologia Assistiva ou ajuda técnica corresponde a produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com limitações sejam física, sensorial, cognitiva e/ou psicológica, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
A própria tecnologia assistiva se encarrega de ajudar as pessoas com limitações a utilizarem o meio digital da forma que lhes for possível, considerando suas necessidades e aproveitando suas habilidades. Exemplos de recursos de tecnologia assistiva:
Leitores de tela para pessoas cegas;
Ampliação de tela e alto contraste para pessoas com baixa visão;
Mouses e teclados adaptados para pessoas com deficiência física;
Tradutores de Língua Portuguesa para Libras para pessoas surdas;
Linguagem simples para pessoas com deficiência intelectual;
Recursos de foco no texto para pessoas com TDHA e ou dislexia, entre outros.
É importante enfatizar que sem o apoio das tecnologias assistivas muitas pessoas com limitações ficam impossibilitadas de usar diversos recursos existentes na sociedade, por isso a importância de sabermos que a tecnologia assistiva pode apoiar as pessoas que necessitam e dar mais autonomia e independência para as realizações de diversas ações.
“Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”. (RADABAUGH, 1993)
Fabiane Cattai{
Especialista em Acessibilidade Digital
}
Fontes:
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Comments