top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiane Cattai

Mindset Construtivo em Acessibilidade(MCA) – Os 4 princípios da acessibilidade na web

Publicado em 23 de novembro de 2021


Foto de mãos usando tablet.

Compreendendo os Quatro Princípios de Acessibilidade Digital


As diretrizes e critérios de sucesso são organizados em torno dos quatro princípios a seguir, que estabelecem a base necessária para qualquer pessoa acessar e usar o conteúdo da web, são elas:


1. Perceptível - as informações e os componentes da interface do usuário devem ser apresentáveis aos usuários de uma forma que eles possam perceber.

o Isso significa que os usuários devem ser capazes de perceber a informação apresentada (não pode ser invisível para todos os seus sentidos)

2. Operável - os componentes da interface do usuário e a navegação devem estar operacionais.

o Isso significa que os usuários devem ser capazes de operar a interface (a interface não pode exigir interação que um usuário não pode realizar)

3. Compreensível - as informações e a operação da interface do usuário devem ser compreensíveis.

o Isso significa que os usuários devem ser capazes de compreender as informações, bem como a operação da interface do usuário (o conteúdo ou a operação não pode estar além de sua compreensão)

4. Robusto - o conteúdo deve ser robusto o suficiente para que possa ser interpretado de forma confiável por uma ampla variedade de agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas.

o Isso significa que os usuários devem ser capazes de acessar o conteúdo conforme as tecnologias avançam (conforme as tecnologias e os agentes do usuário evoluem, o conteúdo deve permanecer acessível)


Se alguma dessas situações não for verdadeira, os usuários com deficiência não poderão usar a web.


Sob cada um dos princípios, há diretrizes e critérios de sucesso que ajudam a abordar esses princípios para pessoas com alguma limitação. Existem muitas diretrizes gerais de usabilidade que tornam o conteúdo mais utilizável por todas as pessoas.


Acessibilidade para todos!

Fabiane Cattai{

Especialista em Acessibilidade Digital

}

Fontes:

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page