top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiane Cattai

Por que é importante acessibilizar?

Publicado em 28 de setembro de 2021


Foto de vários rostos em tela retângular, disposta na diagonal.

Por que acessibilizar? Quais efeitos terei se acessibilizar? E quais os efeitos de não realizar práticas acessíveis? É obrigatório praticar a acessibilidade?


Bom, diante de tantos questionamentos, a principal reflexão que faço todos os dias é: “Já retribui tudo que já recebi nesta vida? Tem algo que posso fazer para contribuir para resolver algum problema social?”. Esses foram alguns questionamentos que tive para realizar esse trabalho, além de vivenciar experiências pessoais e familiares sobre a temática da acessibilidade.


Primeiro vejo a importância de acessibilizar, porque é o certo a fazer e principalmente “práticas acessíveis incluim” e todos gostam de se sentirem incluídos e pertencentes ao ambiente que estão. Quando entendemos os efeitos de praticar a acessibilidade, enxergamos de forma ampla essa questão. Todos ganham em acessibilizar!


Estamos diante de um problema social muito sério. O que muitos não sabem, é que realizar as práticas de acessibilidade é garantida pela LBI (Lei Brasileira de Inclusão) – Lei 13.146 de 6 julho de 2015. A LBI garante promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais às pessoas com deficiência. E uma das áreas da aplicação dessas leis, é o direito a acessibilidade em vários âmbitos da sociedade, como mostra o artigo 53. A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social.


Já no artigo 53 temos: “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

Ainda precisamos de leis que garantam o direito a pessoas com deficiência. Mas penso que quando tivermos a consciência dos impactos positivos nessas práticas, percebemos que é o “certo a fazer”, para principalmente darmos oportunidades de igualdade a todas as pessoas, assim se sentirão incluídas.


No próximo artigo citarei alguns benefícios que as pessoas e as empresas terão nas práticas de acessibilidade digital.


Não percam!


Fabiane Cattai{

Especialista em Acessibilidade Digital

}

Referências:




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page